A osteoporose é hoje uma das doenças que junto com diabetes e hipertensão arterial tem atraído para si uma preocupação muito grande das autoridades da saúde.
A osteoporose é a diminuição do cálcio no osso, deixando o osso poroso e fino; tornando-se assim muito mais fácil de se quebrar frequentemente, seja com pequeno ou nenhum trauma.
A osteoporose, também conhecida como “o ladrão silencioso”, permanece geralmente sem sintomas, até a ocorrência de fraturas dos ossos enfraquecidos. Os locais mais comuns de fraturas são: a coluna, o colo do fêmur (quadril) e o punho.
Sintomas Precoces
Alguns sintomas precoces podem nos alertar quanto a presença da osteoporose. O paciente frequentemente tem um episódio agudo de dor nas costas, na região torácica ou lombar, que ocorre durante o repouso ou durante atividades cotidianas. A dor aparece repentinamente e intensifica com o sentar ou ficar de pé; só alivia com o repouso na cama. A pessoa pode ainda ter dores nas pernas, nos quadris e em todos os ossos. Podem ocorrer perda dos dentes e o desânimo é grande.
As causas mais comuns de osteoporose são: a menopausa, a falta de vitamina D, deficiência de cálcio, falta de vitamina C, anorexia nervosa, alcoolismo, fumo, uso de remédios, etc.
Pacientes de Risco
Mulheres e homens acima de 45 anos, pacientes com distúrbios hormonais, pacientes sedentários, fumantes, pessoas com maus hábitos alimentares, mulheres na pós menopausa.
Pesquisa americana indica que a osteoporose pós-menopausal pode causar 1,5 milhões de fraturas no ano e acredita-se que afete mais de 25 milhões de mulheres daquele país. Os custos de saúde com a osteoporose estão acima de US$ 18 bilhões anualmente. Por isso é importante que as pessoas faça um programa de prevenção, antes de chegar ao tratamento extremo. Em muitos casos, a osteoporose e suas complicações podem ser prevenidas, ou, no mínimo, minimizadas.
O desafio médico é assegura que todos os pacientes, particularmente meninas adolescentes e mulheres adultas, procurem seu ortopedista ao menor sintoma, ou mesmo que este não venha a aparecer; pois é melhor tratarmos osteoporose no início do que deixarmos para tratarmos suas complicações.
É importante alertarmos que o simples fato de usarmos cálcio na dieta ou como complemento alimentar não contribui para o tratamento completo. Existem no mercado drogas específicas descobertas recentemente para a solução do problema.